Dia Internacional para a eliminação da violência contra as mulheres

Dia Internacional para a eliminação da violência contra as mulheres

No próximo dia 25, assinala-se o Dia Internacional para a eliminação da Violência contra as mulheres. Neste contexto, o Parlamento Europeu debateu a adesão à Convenção do Conselho da Europa para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, conhecida por "Convenção de Istambul".

Carlos Coelho lembrou que "já passaram mais de vinte anos após a proclamação do Dia Internacional para a eliminação da violência contra as Mulheres. Mas persistem ainda números preocupantes: uma em cada vinte mulheres europeias foi violada, uma em cada cinco já foi perseguida."

O Social-democrata continuou sublinhando que "estes dados tornam claro, uma evidência: este é um combate de homens e mulheres e uma causa de todos e de cada um" e apelando "aos Estados-Membros que ainda não o fizeram, para que ratifiquem a Convenção de Istambul e para que o Conselho avance com as negociações para a adesão da União Europeia".

O Deputado do PSD concluiu deixando um alerta: "esta é uma mudança que não se opera apenas com este debate, ou com a ratificação de um tratado. É uma mudança que requere um trabalho constante e laborioso. Somos o continente no mundo que mais luta pela defesa dos direitos humanos. Também neste domínio temos de ser um farol de esperança para milhões de mulheres que, aqui ou além-fronteiras, ainda sofrem simplesmente por serem mulheres". 

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho