Deputado Europeu Silva Peneda chefia Missão às eleições na Venezuela

Deputado Europeu Silva Peneda chefia Missão às eleições na Venezuela

Uma Missão Europeia, presidida pelo Dr. José Silva Peneda, Deputado do PSD ao Parlamento Europeu, foi constituída pela Comissão Europeia, a convite do Conselho Nacional Eleitoral da República da Venezuela, a fim de observar a campanha eleitoral para as eleições legislativas de 4 de Dezembro próximo.

Silva Peneda dirige o trabalho de cerca de 160 observadores. A Missão integra 10 diplomatas das embaixadas dos Estados membros em Caracas, uma delegação de Deputados do Parlamento Europeu e 140 peritos eleitorais, incluindo especialistas em votações electrónicas. A Missão já se encontra em Caracas em reuniões de trabalho com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

De 15 a 18 de Novembro, o Dr. José Silva Peneda cumpre um programa de reuniões e actos oficiais com Membros do Governo venezuelano, Partidos políticos, Magistrados dos Tribunais superiores, Membros do Corpo Diplomático e instituições ligadas ao processo eleitoral.

Estas Missões constituem um contributo importante da União Europeia, procurando afirmar a vontade de respeito das liberdades democráticas essenciais à verdade dos processos eleitorais, na linha do compromisso europeu de promoção da democracia, dos direitos humanos e do primado da lei.

As eleições na Venezuela serão seguidas por observadores, distribuídos por todo o país, com a missão de acompanhar a organização do processo eleitoral, o desenrolar da pré-campanha eleitoral, o dia das eleições, a contagem dos votos e a publicação dos resultados.