Congresso do PPE terminou hoje em Bona, Alemanha, com a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do PPE

Congresso do PPE terminou hoje em Bona, Alemanha, com a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do PPE

O Congresso terminou hoje pelas 12.30, com a Proclamação dos resultados das eleições para a Presidência do PPE, (que anunciaram, entre outros, a reeleição do Deputado Mário David para novo mandato como Vice-Presidente do PPE- ver noticia anterior) e após as declarações dos Presidentes da Comissão, do Conselho e dos Chefes de Estado e de Governo presentes.

No primeiro dia de trabalhos do Congresso do PPE/ Dias de Estudo do Grupo Parlamentar, em Bona na Alemanha, anteontem, o Deputado europeu e Vice Presidente do PPE Mário David, foi orador juntamente com Michel Barnier, Wilfried Martens e López Istúriz na recepção aos convidados do Programa Internacional de Visitantes do PPE, organizado pelo Centro de Estudos Europeus (CES). Ao Deputado Mário David foi solicitado intervir sobre o papel do PPE na Europa e no Mundo.

Na presença de uma assistência interessada e numerosa, com cerca de 200 participantes, provenientes de Estados de fora da União Europeia, destacamos a presença do Vice-Primeiro Ministro da Ucrânia Gregory Nemyria e do Embaixador John Bruton ex-Primeiro Ministro da Irlanda, actualmente Chefe da Delegação da União Europeia nos EUA, Mário David explicou, usando um discurso bastante pedagógico, a realidade política europeia e a sua actualidade, bem como o papel do PPE no seio das Instituições Europeias e dos Estados Membros, salientando ainda o seu importante papel como organização partidária de referência para bastantes actores políticos e Partidos um pouco por todo o mundo. Como convidados deste Programa, estiveram ainda representantes da UNITA (Angola), MPD (Cabo Verde) e MDM (Moçambique).

Ontem à tarde, a Presidente do PSD, Dra. Manuel Ferreira Leite interveio no Congresso, centrando a sua comunicação nos Documentos que se encontram em discussão: "A Economia Social de Mercado num Mundo Globalizado" e o “Apelo para um Acordo Global em Copenhaga”

A Dra. Manuela Ferreira Leite lembrou a importância que o Programa do PSD atribui às questões sociais, bem como o cariz abrangente que confere ao conceito de Solidariedade. Lembrou ainda que, para o PSD, o conceito de Solidariedade “comporta deveres não apenas no espaço mas também no tempo, para com as gerações vindouras, as quais têm direito à fruição de recursos não renováveis”.

Nesse sentido, considerou, em primeiro lugar que a UE deve ser solidária para com os novos Estados Membros, particularmente com os do Centro e Leste Europeu, no que respeita ao processo de convergência, de forma a conseguir uma Europa mais coesa e equitativa e terminou, com um forte apoio ao “Apelo para um Acordo Global em Copenhaga”.

O Congresso do PPE, terminou com a habitual Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do PPE, onde foi discutida a Agenda do Próximo Conselho Europeu em Bruxelas. Todos os Chefes de Estado e de Governo presentes, assim como os líderes da oposição, (Estado Membros e não Membros) participaram nesta Cimeira.

A Presidência do PPE faz um balanço bastante positivo deste Congresso do PPE em Bona, que juntou, além dos representantes dos Partidos Políticos membros do PPE, bastantes convidados e observadores provenientes de diversas partes do Globo, nos quais se incluem, por exemplo o Primeiro Ministro da Albânia Sali Berisha, Yulia Tymoshenko, Primeira Ministro da Ucrânia e Mikheil Saakaschvili Primeiro Ministro da Geórgia.

Além das eleições para a Presidência, tratadas noutro artigo deste site, foram ainda aprovadas diversas Resoluções e os dois Documentos discutidos receberam um apoio maciço por parte de todos os presentes. Se pretender obter mais informação sobre as resoluções ou os documentos discutidos, consulte: http://www.eppbonn2009.eu/index.php.