Comissão Europeia oculta informação sobre fronteiras ao Parlamento Europeu

Comissão Europeia oculta informação sobre fronteiras ao Parlamento Europeu

A Comissão das Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos (LIBE) do Parlamento Europeu debateu os primeiros resultados do trabalho da Task Force para Schengen, presidida por Carlos Coelho.

Carlos Coelho começou por recordar que “o grupo já garantiu que o Parlamento pode exercer melhor o seu escrutínio democrático sobre o funcionamento de Schengen. Mas ainda temos muito trabalho pela frente. E há informação em falta”.

O Deputado do PSD considerou “inaceitável que este parlamento tenha há cinco meses solicitado à Comissão Europeia informação relativa aos controlos que decorrem há um ano na Áustria, Alemanha, Dinamarca, Suécia e na Noruega e ainda não tenha obtido resposta. De forma espantosa, contudo, estes dados chegaram a um jornal europeu apesar da sua alegada confidencialidade”.

Carlos Coelho concluiu exigindo que a Comissão Europeia transmita rapidamente a informação sobre os controlos que estão a decorrer. Hoje mesmo irei enviar uma Carta ao Comissário para a Migração, Assuntos Internos e Cidadania”.

Carlos Coelho solicitou ainda que a Comissão parlamentar dirigisse igualmente uma missiva ao Comissário responsável, sugestão que foi prontamente aceite pela presidência.

Veja a intervenção de Carlos Coelho na reunião da Comissão LIBE AQUI

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho