Cláudia Monteiro de Aguiar nomeada relatora do PPE para a Economia Azul

Cláudia Monteiro de Aguiar nomeada relatora do PPE para a Economia Azul

Segundo Cláudia Monteiro de Aguiar "assumimos durante a campanha eleitoral que a Economia Azul seria uma das nossas prioridades estratégicas, podendo assim influenciar as políticas europeias numa área fundamental para Portugal e com potencial de criação de 7 milhões de empregos até 2020, na União Europeia".

O relatório intitulado "Explorar o potencial da Investigação e Desenvolvimento na Economia Azul para criar emprego e crescimento" pretende abordar a importância que a Política Marítima  Integrada assume no fomento da Economia Azul, alavancar o potencial das actividades relacionadas com o mar e de que forma estas poderão contribuir para o crescimento económico e a criação de emprego, quer em Portugal quer em toda a União Europeia.

"Entendo que a União Europeia tem de apostar claramente no Mar como desígnio estratégico de futuro. É necessário considerar as tradicionais artes pesqueiras e a exploração de recursos naturais, mas também as áreas de inovação relacionadas com a aquacultura, energia dos mares e das marés ou biologia marinha que elevam o nosso país à categoria dos Estados com maior potencial de exploração do território marítimo à escala global" refere a deputada do PSD.

Durante o dia de ontem, Cláudia Monteiro de Aguiar integrou uma delegação de deputados do distrito de Leiria e reuniu com várias entidades ligadas ao Mar, como foi o caso do IPL - Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar e dos Estaleiros Navais de Peniche. Os vários deputados tiveram a oportunidade de aprofundar melhor a realidade em termos de formação profissional, investigação e inovação, assim como nas áreas temáticas da aquacultura, turismo ou construção naval.

Recorde-se que Peniche recebeu no ano passado um investimento de 25 milhões de euros para a exploração comercial da energia das ondas contando com um incentivo da União Europeia no valor de 9,1 milhões de euros. O projecto é liderado pela empresa finlandesa AW Energy que pretende instalar no distrito de Leiria, na região Oeste, um parque para produção de electricidade.

Importa ainda frisar que o Governo de Portugal irá organizar, em Julho próximo, uma grande conferência intitulada "Blue Week" em que estarão presentes representantes de vários países europeus.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho