Carlos Coelho: “União Europeia não é refém da Turquia”

Carlos Coelho: “União Europeia não é refém da Turquia”

A Comissão das Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos (LIBE) debateu com a Comissão Europeia o estado de implementação do acordo entre a União Europeia e a Turquia.

Carlos Coelho recordou que “o acordo com a Turquia fez reduzir o número de pessoas que chegam à Grécia, fazendo outsourcing do problema. Tudo o resto está a falhar. A Turquia é um parceiro natural e geoestratégico da União Europeia. Mas esta qualidade não lhe deve conferir estatuto de exceção.

O Deputado do PSD continuou lembrando que “esta declaração pode até reduzir o número de pessoas que chegam às nossas fronteiras, mas permanece um acordo contrário aos nossos valores. O Acordo ignorou os abundantes, crescentes e manifestos problemas democráticos, de respeito pelo Estado de Direito e pelos Direitos Fundamentais ”.

Carlos Coelho concluiu sublinhando que “não estamos reféns da Turquia. E se pode haver circunstâncias em que algum Estado-Membro pode parecer refém da Turquia, a União Europeia - enquanto um todo - não é refém da Turquia. Isto é, se formos capazes de ter respostas solidárias, teremos também respostas eficazes”.