Carlos Coelho questiona Comissária Bienkowska sobre o sistema e-call

Carlos Coelho questiona Comissária Bienkowska sobre o sistema e-call

Decorreu hoje no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a audição à Comissária-indigitada El?bieta Bie?kowska, responsável pelas pastas do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME.

Carlos Coelho, Membro efectivo da Comissão do Mercado Interno questionou a polaca El?bieta Bie?kowska a implementação do sistema eCall a bordo de veículos de passageiros, legislação que se encontra actualmente em fase de negociação com o Conselho e da qual Carlos Coelho é Relator Sombra pelo Partido Popular Europeu.

O social-democrata frisou, em Bruxelas, que "o sistema Ecall salva vidas" e que"numa altura em que muitos afirmam que não é preciso mais Europa, a legislação sobre o eCall é um bom exemplo de que Mais Europa resolve de maneira mais eficaz matérias tão importantes como reduzir a mortalidade e uma melhor assistência a vítimas de acidentes rodoviários".

Neste sentido Carlos Coelho questionou a Comissária-indigitada sobre:

1- É o eCall uma prioridade na agenda da Comissão Europeia e, no futuro, pondera a Comissão alargar o âmbito do Regulamento a outras categorias de veículos?

2- A Comissão Europeia compromete-se a auxiliar o Parlamento a implementar o mais rápido possível o eCall, sem mais atrasos?

3- Está prevista a coexistência de sistemas de eCall privados com o sistema de eCall baseado no 112. Compromete-se a Sra. Comissária indigitada a assegurar que nenhuma legislação futura dos serviços adicionais privados (Third Party Services) vai permitir uma troca automática de dados pessoais entre o sistema Ecall e os serviços adicionais privados, incluindo a localização constante dos automobilistas?