Carlos Coelho quer mais cooperação e melhor informação no combate ao terrorismo

Carlos Coelho quer mais cooperação e melhor informação no combate ao terrorismo

Carlos Coelho reuniu em Bruxelas, no Parlamento Europeu, numa sessão à porta fechada, com dirigentes das polícias alemã, belga, francesa e holandesa para discutir o estado da cooperação policial e a partilha de informação. Recorde-se que os atentados a Bruxelas foram em Março de 2016.

Carlos Coelho questionou os polícias sobre “a utilidade de inserir dados biométricos na futura revisão do Sistema de Informação Schengen (SIS), da possibilidade de obrigar os Estados-Membros a partilhar informação sobre foreign fighters e ainda sobre a necessidade de ligar outras bases de dados ao SIS”.

No final da sessão, o Deputado do PSD sublinhou que "é essencial perceber o que se passa no terreno. Os últimos atentados terroristas na Europa demonstraram que a cooperação policial e a troca de informação entre as polícias é crucial. O combate ao terrorismo não passa necessariamente por mais informação, mas por melhor informação".

O Social-democrata concluiu deixando um alerta: "não adianta lançarmos bases de dados sem fim, rever em passo de corrida os sistemas de informação que estão no terreno, sem antes avaliar o seu valor acrescentado, o seu impacto orçamental, as limitações técnicas, o que já existe ao nível nacional. Só assim garantimos mais cooperação e melhor informação.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho