Carlos Coelho pede mais cooperação para crianças desaparecidas

Carlos Coelho pede mais cooperação para crianças desaparecidas

Carlos Coelho subscreveu uma Declaração Parlamentar Escrita apelando à melhoria urgente da cooperação entre Estados-Membros para recuperar crianças desaparecidas e ao aperfeiçoamento dos mecanismos de alerta de crianças desaparecidas.

Todos os anos desaparecem 250.000 crianças, a morte da criança verifica-se nas primeiras três horas após o rapto em 76% dos casos.

O grupo de eurodeputados subscritores insta o Conselho e a Comissão Europeia a subscreverem o plano de cinco pontos apresentado pela AMBER Alert Europe que compreende um mecanismo europeu de alerta para o resgate de crianças e rede policial para as crianças desaparecidas.

A Comissão Europeia é exortada a envidar todos os esforços no sentido de encorajar a prática de informação imediata das autoridades responsáveis pela aplicação da lei, das autoridades transfronteiriças e do público do outro país sempre que uma criança esteja em risco numa zona fronteiriça ou que as autoridades responsáveis pela aplicação da lei suspeitem que a criança atravessou uma fronteira interna.

Uma Declaração Parlamentar Escrita é um mecanismo que permite, mesmo na ausência de um debate, que mais de metade dos Deputados mandatem o Presidente do Parlamento a exprimir em nome deste, as preocupações que constam no seu texto.