Carlos Coelho não aceita silêncio da Comissão Europeia sobre as fronteiras

Carlos Coelho não aceita silêncio da Comissão Europeia sobre as fronteiras

Carlos Coelho exigiu que a Comissão Europeia apresente à Task Force do Parlamento Europeu para Schengen a avaliação do sistema EUROSUR (Sistema Europeu de Vigilância das Fronteiras). O Deputado é Presidente da Task Force do Parlamento Europeu para Schengen.

Carlos Coelho começou por realçar que “é do nosso conhecimento que a Comissão Europeia tem vindo a partilhar com os Estados-membros os resultados da avaliação do sistema Eurosur. Sabemos que uma nova proposta está para breve. No entanto, quando interpelámos, informalmente, os serviços da Comissão, esta recusou-se a providenciar esta informação aos membros deste Parlamento”.

O social-democrata considera que “estamos perante uma violação evidente do dever de cooperação leal. É evidente que a Comissão não está a tratar os dois colegisladores da mesma forma”.

Carlos Coelho concluiu anunciando que “os Membros da Task Force aprovaram enviar uma carta ao Comissário para a Migração, Assuntos Internos e Cidadania, Dimitris Avramopoulos, a exigir que a Comissão forneça imediatamente toda a informação”.

Consulte a carta enviada à Comissão Europeia aqui.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho