Carlos Coelho manifesta solidariedade com as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande

Carlos Coelho manifesta solidariedade com as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande

Um incêndio florestal que deflagrou no sábado, dia 17 de Junho, no município de Pedrógão Grande, causou, até ao momento 62 mortes e o mesmo número de feridos. Foi decretado luto nacional de 19 a 21 de Junho. Enquanto este fogo se mantém activo, outros incêndios mobilizam, no total, cerca de 3.000 bombeiros, 920 veículos e 15 aviões, num esforço de combate que conta com o apoio do Mecanismo Europeu de Protecção Civil. Destes, 950 operacionais combatem o fogo de Pedrógão, apoiados por 300 veículos.

Carlos Coelho manifestou a sua consternação com os acontecimentos deste fim-de-semana declarando que “a dimensão da tragédia, quase sem precedentes nas últimas décadas, choca-nos e, num momento de tristeza que une todo o país, resta-nos expressar a nossa solidariedade para com as vítimas e suas famílias. Se é verdade que a ordem de grandeza do número de vítimas - mortos e feridos -, de área ardida e de danos materiais é avassaladora, não é menos importante destacar a impressionante mobilização da sociedade civil. Dos cidadãos anónimos que já se voluntariaram para ajudar e que já doaram bens e géneros alimentares essenciais, às instituições que já criaram inúmeros fundos de solidariedade, vemos um país mobilizado e uma comunidade empenhada”.

Sobre a acção europeia nesta matéria, o social-democrata recordou que “o Mecanismo Europeu de Protecção Civil foi accionado e hoje contamos não apenas com as declarações de solidariedade dos Chefes de Estado e de Governo da UE, mas com a sua acção concreta. Neste momento, contamos com apoio de meios aéreos enviados por Espanha, França e Itália. Considerando que estes países enfrentam condições atmosféricas adversas, tal como Portugal, este gesto ganha um significado ainda mais profundo”.

Quero, para já, sublinhar a coragem, o empenho e a entrega de todos os bombeiros portugueses que combatem este flagelo todos os anos e que, nestes dias, enfrentam uma situação particularmente difícil. Estou convicto de que todo o país o reconhece e que apoia todos os homens e mulheres cuja bravura nos orgulha a todos” finalizou.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho