Carlos Coelho defende no Parlamento Europeu legislação que promove veículos não poluentes

Carlos Coelho defende no Parlamento Europeu legislação que promove veículos não poluentes

O Parlamento Europeu aprovou hoje uma directiva que visa promover a introdução no mercado de veículos não poluentes e energeticamente eficientes. Com esta legislação pretende-se contribuir para a eficiência energética nos transportes, mediante a redução do consumo de combustível para fins de protecção do clima, através da redução das emissões de CO2, e de melhoria da qualidade do ar, através da redução das emissões poluentes.

A directiva exige que os poderes públicos, as entidades adjudicantes e alguns operadores tenham em conta os impactos energético e ambiental ao adquirirem veículos de transporte rodoviário.

Para o deputado Carlos Coelho, "o Parlamento Europeu tem de ser exemplar na aprovação de critérios de sustentabilidade nomeadamente aquando de adjudicações públicas", a fim de melhorar a contribuição do sector dos transportes para as políticas da UE nos domínios do ambiente, clima e energia.

A introdução, no mercado, de tecnologias com melhor desempenho é frequentemente prejudicada pelo custo inicial elevado e por uma procura insuficiente de clientes. Na opinião de Carlos Coelho, é necessária uma "acção a nível comunitário" para incentivar os investimentos para o fabrico de veículos menos poluentes e mais eficientes em termos energéticos, até mesmo porque, "a longo prazo as despesas com este tipo de alternativas serão menores".

Por todas estas razões o Deputado português apoia esta directiva e espera que as autoridades públicas, fabricantes e indústria se sintam encorajados para serem "exemplarmente pioneiros" numa atitude de baixo impacto ambiental.