Carlos Coelho celebra o Dia Europeu do 112

Carlos Coelho celebra o Dia Europeu do 112

Celebra-se hoje, 11/2 o Dia Internacional do 112.

O Deputado do PSD Carlos Coelho apoiou desde o início esta iniciativa sendo Membro fundador da Plataforma "MEP 112 Champions" em que os Deputados se comprometem a apoiar e promover a utilização eficiente do número europeu de emergência 112 no seu país.

Para o efeito uma das várias iniciativas do eurodeputado social-democrata para sensibilizar em Portugal o uso deste serviço, foi a realização do "Minuto Europeu" dedicado ao 112 que conta já com um grande destaque nas redes sociais.

http://www.carloscoelho.eu/videos/minuto-europeu-no-17-112-numero-de-emergencia-europeu

O social-democrata havia já interpelado a Comissão europeia sobre a importância dada ao Número de Emergência Europeu por esta instituição no âmbito das suas prioridades políticas para 2016.

Tendo em conta o pacote de medidas legislativas sobre o mercado único digital anunciadas, e em concreto, na área das telecomunicações, Carlos Coelho questionou a Comissão Europeia sobre como é que esta instituição prevê incorporar o número de emergência europeu 112 nesta ambiciosa agenda e quais são os benefícios e realizações práticas para os cidadãos utilizadores deste número.

Carlos Coelho vem há muito alertando para o insuficiente e lamentável trabalho da Comissão Europeia neste domínio em colégios anteriores tendo questionado à época o comissário-indigitado Andrus Ansip se o número de emergência europeu 112 seria uma prioridade no âmbito do mercado único digital da UE e o que seria feito concretamente pela Comissão Europeia nesta matéria.

Carlos Coelho recorda que "muito há ainda a fazer nesta matéria, devendo ser dada especial atenção aos utilizadores mais vulneráveis ou portadores de deficiência, na definição da nova geração para os serviços de emergência".

Ao concluir Carlos Coelho felicita todos os profissionais ligados ao número de emergência europeu que diariamente trabalham tanto na sua divulgação como no acto de salvar vidas.