Carlos Coelho apoia prevenção contra a insuficiência cardíaca

Carlos Coelho apoia prevenção contra a insuficiência cardíaca

Carlos Coelho assinou hoje em Bruxelas, em conjunto com outros Deputados de vários grupos políticos, uma Declaração Parlamentar Escrita sobre “a insuficiência cardíaca”.

Afetando 15 milhões de europeus, a insuficiência cardíaca é a causa mais frequente de hospitalização de pessoas com mais de 65 anos. Uma em cada cinco pessoas corre o risco de desenvolver insuficiência cardíaca ao longo da vida. 

Sem uma prevenção concertada, os casos de insuficiência cardíaca aumentarão em    25% até 2030.

O risco e o encargo da insuficiência cardíaca podem ser significativamente reduzidos através de cuidados pluridisciplinares, alterações do estilo de vida, envolvimento e autogestão do doente. Estes podem promover a saúde e a qualidade de vida, bem como reduzir os custos.

Os Deputados lembram que “os doentes com insuficiência cardíaca não recebem, frequentemente, cuidados de qualidade, de acordo com as orientações clínicas reconhecidas, e persistem desigualdades significativas na Europa. Poucos governos adotaram planos nacionais para a insuficiência cardíaca”.

Para fazer face a esta situação, os Deputados convidam a Comissão Europeia e o Conselho a:

  • incentivar os Estados-Membros à criação de planos nacionais abrangentes para fomentar a realização de melhorias e recolher dados adequados sobre a insuficiência cardíaca;
  • criar uma estratégia a nível europeu de apoio à sensibilização do público, à defesa dos interesses dos doentes e ao intercâmbio de investigação e melhores práticas no domínio da insuficiência cardíaca;
  • apoiar ações de formação sobre a insuficiência cardíaca entre os médicos de clínica geral e internistas, bem como a especialização e a acreditação da formação para enfermeiros e profissionais de saúde associados.”

Uma Declaração Parlamentar Escrita é um mecanismo que permite, mesmo na ausência de um debate, que mais de metade dos Deputados mandatem o Presidente do Parlamento a exprimir em nome deste, as preocupações que constam no seu texto.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho