Carlos Coelho aplaude Relatório Ribeiro sobre o Semestre Europeu

Carlos Coelho aplaude Relatório Ribeiro sobre o Semestre Europeu

Carlos Coelho, em Bruxelas, felicitou a Deputada Sofia Ribeiro pelo seu importante Relatório relativo aos aspectos sociais do Semestre Europeu hoje aprovado pelo Plenário do PE.

O Deputado social-democrata sublinhou a necessidade identificada por Sofia Ribeiro de articulação da dimensão económica e social e de medidas concretas para impulsionar um desenvolvimento social sustentável transversal a todas as políticas da União, propondo a sua monitorização.

Foram igualmente apoiadas as orientações para se investir nas pessoas o mais cedo possível a fim de reduzir as desigualdades e promover a inclusão social, e a proposta da Comissão de reforçar a Garantia para a Juventude e a abordagem individualizada do desemprego de longa duração.

As reformas socialmente responsáveis devem basear-se na solidariedade, na integração, na Justiça Social protegendo os grupos mais vulneráveis. Este desiderato não pode ser dissociado de uma promoção ao crescimento sustentável conducente à criação de mais empregos estimulando-se o empreendedorismo.

Carlos Coelho afirmou, na linha do Relatório Ribeiro que é necessária “uma melhor utilização dos fundos europeus na promoção da coesão social, económica e territorial”.

Ao longo de seu primeiro ano de trabalho a Comissão Europeia apresentou iniciativas ambiciosas para apoiar o emprego e o crescimento, reforçar a convergência económica e reforçar a justiça social.

As prioridades económicas da Análise Anual do Crescimento permanecem válidas, mas os esforços políticos devem ser reforçadas para 2016.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho