Carlos Coelho aplaude Relatório Ribeiro sobre o Semestre Europeu

Carlos Coelho aplaude Relatório Ribeiro sobre o Semestre Europeu

Carlos Coelho, em Bruxelas, felicitou a Deputada Sofia Ribeiro pelo seu importante Relatório relativo aos aspectos sociais do Semestre Europeu hoje aprovado pelo Plenário do PE.

O Deputado social-democrata sublinhou a necessidade identificada por Sofia Ribeiro de articulação da dimensão económica e social e de medidas concretas para impulsionar um desenvolvimento social sustentável transversal a todas as políticas da União, propondo a sua monitorização.

Foram igualmente apoiadas as orientações para se investir nas pessoas o mais cedo possível a fim de reduzir as desigualdades e promover a inclusão social, e a proposta da Comissão de reforçar a Garantia para a Juventude e a abordagem individualizada do desemprego de longa duração.

As reformas socialmente responsáveis devem basear-se na solidariedade, na integração, na Justiça Social protegendo os grupos mais vulneráveis. Este desiderato não pode ser dissociado de uma promoção ao crescimento sustentável conducente à criação de mais empregos estimulando-se o empreendedorismo.

Carlos Coelho afirmou, na linha do Relatório Ribeiro que é necessária “uma melhor utilização dos fundos europeus na promoção da coesão social, económica e territorial”.

Ao longo de seu primeiro ano de trabalho a Comissão Europeia apresentou iniciativas ambiciosas para apoiar o emprego e o crescimento, reforçar a convergência económica e reforçar a justiça social.

As prioridades económicas da Análise Anual do Crescimento permanecem válidas, mas os esforços políticos devem ser reforçadas para 2016.