A Universidade de Verão 2017 foi uma Escola de Valores

A Universidade de Verão 2017 foi uma Escola de Valores

A 15.ª edição da Universidade de Verão juntou, em Castelo de Vide, cerca de 100 jovens que, durante uma semana, discutiram os principais desafios do futuro de Portugal e da Europa. Temas como os incêndios florestais, o papel da Ciência nas nossas vidas ou a competitividade da economia portuguesa foram tratados em aulas que contaram com académicos, políticos e personalidades de reconhecido mérito profissional e técnico. O encerramento esteve a cargo de Pedro Passos Coelho, Presidente do Partido Social Democrata (PSD).

Carlos Coelho, Director da Universidade de Verão, fez um balanço desta edição, em que destacou “a qualidade das participações, tanto dos nossos professores convidados como do grupo de alunos que reunimos este ano. Não só discutimos os temas de maior actualidade, como tivemos as melhores pessoas para os discutir. Conseguir juntar um antigo Presidente da República, o Comissário Europeu português e académicos de primeira linha como Miguel Poiares Maduro ou Maria Manuel Mota - apenas para dar dois exemplos - foi um privilégio para os nossos alunos que, na verdade, protagonizaram momentos de debate com uma grande elevação. Saio de Castelo de Vide com confiança redobrada nesta geração de jovens que, pude testemunhar, está absolutamente comprometida com as grandes causas nacionais”.

Questionado sobre o impacto mediático das declarações dos convidados, o Director da Universidade de Verão declarou que “é natural que as intervenções de personalidades com a dimensão política de muitos dos nossos convidados sejam divulgadas e comentadas. Creio que a mediatização de muitas dessas declarações acaba por atestar a relevância da Universidade de Verão, como a maior e melhor acção de formação política realizada em Portugal. Estou convencido que a força deste nosso projecto, que já leva 15 anos, está na Liberdade: dos nossos convidados e dos nossos alunos. Todos os anos formamos 100 pessoas que, espero, saem de Castelo de Vide convictos de que podem mudar o rumo do país, pensando e agindo livremente”.

Sobre as declarações do Primeiro-Ministro António Costa, Carlos Coelho afirmou que “na Universidade de Verão temos um valor fundamental: a Liberdade. Os nossos convidados e os nossos alunos debatem, pensam e agem livremente, durante uma semana de trabalho intenso em que abordamos todos os principais temas da actualidade política. Como Director da Universidade de Verão desde a sua fundação, há 15 anos, não admiti nem admitirei nunca que alguém tente condicionar quem convidamos ou quem participa, como aluno, de livre vontade”. Acrescentou, ainda, que “quando um Primeiro-Ministro apelida a Universidade de Verão de «escola da maledicência» insulta 100 jovens portugueses que dedicaram uma semana das suas vidas a discutir o futuro do país. A Universidade de Verão é uma Escola de Valores e, como tal, tem a Liberdade de Expressão inscrita no seu código genético. Sempre assim foi e continuará a ser”.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho