A desorientação do PS Açores

A desorientação do PS Açores

A propósito das declarações do deputado do PS/Açores, José San-Bento, mais uma vez se comprova que o Partido Socialista chega tarde e a más horas ao debate sobre as formas de combate à crise que a agricultura atravessa na nossa Região. No início diziam que os Agricultores estavam preparados, depois disseram que não havia crise e agora dizem que não é possível. Este estado de negação constante só leva a que os Agricultores e os Açorianos percam tempo e recursos que outros têm aproveitado.

O PS/Açores deveria ser um pouco mais coordenado com o seu governo e especialmente com o seu próprio líder. Felizmente, o Governo Regional já abriu os olhos e já aceita algo que tenho defendido desde 2014. Assim que tomei posse, apresentei este programa ao Presidente da Federação Agrícola dos Açores e, depois disso, apresentei o mesmo programa ao Director Regional da Agricultura, à Directora Regional do Desenvolvimento Rural, bem como a toda a fileira do leite. Após estas minhas iniciativas, a 12 de Fevereiro deste ano, na sequência do II fórum do leite, o Secretário Regional da Agricultura defendeu "o desenvolvimento de uma estratégia na procura de novos mercados" e considerou "potenciar e publicitar a qualidade da matéria-prima”. Vasco Cordeiro, em 24 de Junho (há menos de uma semana), comprometeu-se a lançar "uma grande campanha de consumo de leite dos Açores", na inauguração do XV Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia. Ora, ambos os propósitos inserem-se nos objectivos do "Programa de Promoção e Informação dos Produtos Agrícolas" que, entre outros, apoia até 80% iniciativas de procura de novos mercados, missões empresariais a mercados internos ou externos à União Europeia e aumento do consumo dos produtos agrícolas. No caso do leite e produtos lácteos, tivemos, até 2014, 4 milhões de euros anuais para este efeito e, desde então, por causa do embargo russo e da crise do leite, o montante subiu para 30 milhões, com linhas especiais para as Regiões Ultraperiféricas, como é o caso dos Açores.

Sei também que este foi um dos assuntos abordados no encontro em Santarém entre Vasco Cordeiro e o Comissário da Agricultura, Phil Hogan, em que o Comissário alertou o Presidente do Governo Regional para a existência deste programa.

Numa época de crise, exige-se ao Governo Regional e ao partido que o suporta acções mais positivas e não apenas a indicação do que não se pode fazer, manifestamente por preguiça, porque dá trabalho, ou simplesmente porque foram outros a sugerir. É chegada a altura de todos, independentemente dos partidos, fazerem o máximo que puderem para ajudar os nossos agricultores, ajudando assim a nossa Região. 

Menos politiquices e mais acção!

  Eurodeputada Sofia Ribeiro